8/11/17 às 16h21 - Atualizado em 21/03/22 às 9h55

Defesa Online – Sidagro Produtor

CLIQUE AQUI e veja o vídeo do tutorial ensinando a fazer a declaração de vacinação da febre aftosa.

CLIQUE AQUI para acessar o sistema de DEFESA ON-LINE.

REQUISITOS para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) por espécie.

Defesa On-line (SDA)

O sistema de Defesa Agropecuária On-line foi disponibilizado pela Seagri/DF para que os produtores rurais possam usufruir dos seguintes serviços sem precisar se deslocar até um dos nossos escritórios:

1. Declaração de vacinação contra febre aftosa e raiva (dentro do prazo estabelecido);
  2. Ajuste de rebanho (dentro do período oficial de declaração de vacinação);
  3. Emissão de Guia de trânsito animal (e-GTA):
    • Para bovinos, bubalinos e pássaros ornamentais/silvestres é possível somente para trânsito dentro do DF.
    • Para suínos, caprinos, ovinos e equídeos é possível para destinos dentro e fora do DF.
  4. Emissão de Carta Aviso;
  5. Emissão de ficha sanitária animal sintética;
  6. Consulta de GTA;
  7. Impressão de GTA;
  8. Cancelamento de GTA; e
  9. Validação da autenticidade de GTA.

Para acessar o Módulo do Produtor Rural, o criador deverá solicitar o acesso à ferramenta por e-mail ou WhatsApp, entrando em contato preferencialmente com a unidade de atendimento onde normalmente declara a vacinação. Deverá ser enviada uma FOTO ou PDF (em boa resolução) do formulário de requisição de acesso ao Sidagro, disponível no link abaixo, preenchido e assinado pelo proprietário dos animais ou representante legal.

Confira a seguir os canais de solicitação de cadastro ao Sidagro Produtor e declaração de vacinação contra febre aftosa:

Formulário de requisição de acesso ao Sidagro

Cartilhas de instruções:

Buscando facilitar o uso do Módulo Produtor Rural, foram criadas duas cartilhas instrutivas, uma sobre emissão de GTA e outra sobre a Declaração de Vacinação e Ajuste de Rebanho. Elas orientarão os produtores rurais passo a passo na utilização dos serviços. Clique nos links abaixo para ter acesso às cartilhas.

Cartilha Guia_Emissao GTA Online

Cartilha de Declaração Online

Cartilha Sidagro Produtor para impressão

O Sidagro Produtor é uma ferramenta segura e de fácil utilização que permite ao produtor rural ter acesso a serviços sem precisar sair de casa.

Produtores interessados em imprimir o formulário “DECLARAÇÃO DO CRIADOR” poderão fazê-lo nas revendas de vacinas do Distrito Federal ou por meio da internet. (clique aqui)

No caso de dúvidas, o produtor deve entrar em contato com um dos escritórios da Defesa Agropecuária, em um dos telefones abaixo informados:

NÚCLEO OPERACIONAL LESTE

Planaltina: Avenida Independência, Quadra 2, Setor Comercial Central

(61) 3389-3738 ( whatsapp)

E-mail:nucleoleste@seagri.df.gov.br

Horário de atendimento: De segunda-feira a sexta-feira de 8h às 12h e 13h às 17h

Sobradinho : Quadra 8, Área Especial 3
E-mail:nucleoleste@seagri.df.gov.br

NÚCLEO OPERACIONAL OESTE

Brazlândia: Setor Tradicional, Quadra 24, Lote 3

Atendimento terça e sexta