Governo do Distrito Federal
7/01/22 às 15h21 - Atualizado em 7/01/22 às 16h03

GDF investe no fortalecimento da cadeia leiteira do DF

 

Nesta sexta (7), foi realizada a primeira importante entrega da Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) no ano de 2022. Foram 6 tanques resfriadores de leite fornecidos à Cooperativa Mista da Agricultura Familiar do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil (CoopBrasil/Coopindaiá).

 

Os tanques resfriadores, com capacidade de armazenamento de 1.950 litros de leite cada, foram licitados por Chamamento Público, sendo disponibilizados pela Seagri-DF para gestão por parte da cooperativa.

 

Os equipamentos serão distribuídos em pontos estratégicos no DF e Entorno, permitindo o adequado armazenamento do leite até a coleta pela cooperativa e envio ao laticínio, para processamento. Com isso, serão beneficiados diretamente cerca de 80 produtores de leite associados à Coopindaiá.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, destacou que a entrega é mais uma iniciativa do Governo Ibaneis para o fortalecimento da cadeia produtiva leiteira do Distrito Federal e Entorno. “O governador tem tanto interesse que essa questão da cadeia leiteira seja resolvida, que o GDF vai comprar a produção do leite. Não vai faltar recursos, não vai faltar investimentos, não vai faltar crédito e não vai faltar o cliente, o grande comprador de leite, que é o Governo do Distrito Federal”, afirmou Candido Teles.

 

Segundo o presidente da Coopindaiá, Luciano Andrade, a cooperativa tem estrutura e interesse em atender o mercado institucional. “Hoje temos uma produção de mais de 40 mil litros de leite por dia. Esses tanques vão fortalecer os pequenos produtores de Brasília e do Entorno. E temos muito interesse no mercado institucional, que ajuda a garantir trabalho e melhorar a renda dos produtores rurais”, ressaltou o presidente da cooperativa.

 

COMPRA INSTITUCIONAL DE LÁCTEOS GARANTIDA

 

A boa notícia para os pequenos produtores de leite da região é que está prevista ainda para 2022 a aquisição, com recursos do GDF, de manteiga e queijo, destinados à alimentação dos alunos da rede pública do Distrito Federal. A demanda foi apresentada pela Secretaria de Educação à Seagri-DF, para aquisição dos produtos lácteos, por meio do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa/DF). O investimento do Governo na aquisição será de quase 10 milhões de reais.

 

A questão foi pauta da visita do secretário de Agricultura, Candido Teles, à secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, realizada em 2021, e busca a inclusão de leite e seus derivados na alimentação escolar. A aquisição atende à Lei Distrital Nº 5.771/2016, que determina que no mínimo 30% dos recursos financeiros do Tesouro do Distrito Federal, usados para a alimentação escolar, sejam adquiridos diretamente da agricultura familiar.

 

 

Texto e fotos: Ascom Seagri-DF