Governo do Distrito Federal
5/01/22 às 15h16 - Atualizado em 5/01/22 às 15h16

Estabelecimentos de pescado do DF buscam apoio da Seagri-DF para obtenção do SISBI

 

Nesta terça (4), recebemos na Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) representantes de 4 agroindústrias de processamento de pescados com registro sanitário na Dipova, a Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal, que faz parte da estrutura da Seagri-DF.

 

Os proprietários dos estabelecimentos vieram solicitar maior agilidade na equivalência do Serviço de Inspeção do Distrito Federal junto ao Ministério da Agricultura na adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para pescados.

 

Com o selo de inspeção do SISBI, as agroindústrias de pescado poderão comercializar seus produtos em todo o território nacional, permitindo a abertura de novos mercados, com geração de emprego e renda para o Distrito Federal.

 

Presente na reunião, o secretário de Agricultura, Candido Teles, comprometeu-se a agendar uma visita ao Ministério da Agricultura para tratar do processo de análise da obtenção da chancela do SISBI para pescados no Distrito Federal, e convidou representantes de agroindústrias de pescado que pleiteiam o SISBI para o acompanharem na reunião.

 

O secretário de Agricultura destacou que a Seagri-DF tem se empenhado para trabalhar em parceria com o setor produtivo, a fim de promover o desenvolvimento rural sustentável do Distrito Federal. “Temos o segundo melhor serviço de defesa agropecuária do Brasil, que trabalha ininterruptamente, noite e dia, zelando pela segurança dos alimentos que são oferecidos à população. Vamos buscar todas as melhorias necessárias para a obtenção do SISBI, tanto internamente quanto nos estabelecimentos interessados”, afirmou Candido Teles.

 

Segundo os empresários presentes na reunião, a obtenção do SISBI assegura uma maior competitividade das empresas locais no mercado de pescados, e promove a redução dos custos em função do aumento da escala de produtiva. “É muito positivo que os empresários queiram investir no aumento da sua produção. É interesse do governo Ibaneis que as empresas do DF cresçam, gerem emprego e renda. E vamos trabalhar para que isso aconteça, promovendo o fortalecimento da cadeia de pescados e o desenvolvimento do agronegócio local, garantindo com toda a segurança e qualidade dos alimentos aos consumidores”, complementou o secretário de Agricultura.

 

Estiveram presentes na reunião também pela Seagri-DF a subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Araújo, o diretor da Dipova, Marco Antonio Martins, a gerente de Inspeção, Mônica Câmara, e a veterinária da Dipova responsável pela fiscalização de estabelecimentos de pescado, Madalena Coelho.

 

 

Texto e fotos: Ascom Seagri-DF