A GTA é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito intradistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros). A GTA não é obrigatória apenas para cães e gatos.
A solicitação para emissão da GTA somente poderá ser realizada pelo próprio proprietário ou representante legal, seja o requisitante pessoa física ou jurídica.
Estar cadastrado na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, informar o endereço e demais informações dos responsáveis de origem e destino dos animais a serem transportados e portar os documentos referentes às vacinações e atestados de exames negativos dentro do prazo de validade, conforme a finalidade e espécie a ser transportada.
A GTA pode ser emitida em qualquer unidade da Diretoria de Sanidade Agropecuária ou utilizando o sistema de Defesa Online (caso o requisitante já esteja cadastrado, e a espécie e a finalidade de trânsito do animal estejam contempladas para emissão online).
Caso o produtor opte pela emissão presencial, é necessário comparecer aos locais de emissão portando a documentação necessária, de acordo com a espécie e a finalidade de trânsito do animal. As exigências para cada espécie e finalidade podem ser obtidas em http://agricultura.gov.br/animal/mercado- interno/transito
Internet – Sistema de Defesa Agropecuária – Sidagro
Endereço presencial: Edifício Sede da Diretoria de Sanidade Agropecuária e Fiscalização (Disaf), situada na Estação Biológica, Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), no final da Asa Norte. Telefone – Seagri/DF: (61) 3340-3862 e o 3051-6421.
- Endereço presencial:
- Sede – Parque Estação Biológica, Asa Norte – Ed. da Defesa Agropecuária. Tel: 3340-3862 e o 3051-6421
- Escritório do Gama – Qd. 01, Lt. 14/24, Comercial Setor Norte. Tel: 3484-3484.
- Escritório de Planaltina – Av. Independência, Qd. 02, Bl. B, Comercial. Tel: 3389-3738.
- Escritório de Sobradinho – Qd. 08, AE 03. Tel: 3487-1438
- Escritório EMATER São Sebastião – Somente às quartas-feiras pela manhã.
- Horário de atendimento – das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira
- Prioridade de atendimento – No atendimento presencial, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário;
- Linhas de ônibus – 0128 – Rodoviária do Plano Piloto / Granja do Torto;
- Acessibilidade – sim; e
- Estacionamento para carros, motos e bicicletas – sim.
O serviço é gratuito.
O atendimento presencial é por ordem de chegada e o tempo médio de espera é de aproximadamente 15 minutos.
Os prazos para a emissão da GTA seguem as seguintes etapas:
- Conferência das exigências sanitárias e finalidade do trânsito – depende da apresentação dos documentos pelo solicitante;
- Emissão da GTA – imediato.