22/12/21 às 15h16 - Atualizado em 22/12/21 às 15h19

Conselho de Política de Desenvolvimento Rural debate projetos do Polo Agroindustrial do Pad-DF

O Conselho de Política de Desenvolvimento Rural (CPDR) reuniu-se nesta terça (21), no auditório da Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), com o objetivo de debater as propostas de empreendimentos a serem instalados no Polo Agroindustrial do Pad-DF. Estiveram presentes representantes de 18 instituições, de um total de 22 que compõem o Conselho.

Foi discutida a forma de análise dos projetos candidatos à instalação no Polo Agroindustrial do Pad/DF. Na próxima reunião, contando com esclarecimentos da Câmara Técnica, as propostas já encaminhadas ao CPDR serão analisadas com base no potencial de desenvolvimento rural da região, e deliberado quanto à aprovação ou não.

O CPDR é um órgão de deliberação coletiva, previsto na Lei n° 2.499/1999, que instituiu o Plano de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Pró-Rural). Cabe ao Conselho aprovar ou não as indicações da Câmara Técnica para definição das prioridades do desenvolvimento econômico integrado e sustentável do Distrito Federal, e decidir quanto à concessão dos incentivos e benefícios previstos no Pró-Rural.

O Polo Agroindustrial do Pad-DF, criado por meio do Decreto n° 37.937/2016, tem por objetivo fomentar a modernização e integração das atividades agropecuárias e complementares, com base na sustentabilidade e adoção de tecnologias inovadoras; e promover o fortalecimento das cadeias produtivas, com agregação de valor à produção agropecuária, impulsionando a geração de emprego e renda e o desenvolvimento rural.

Segundo o diretor de Gestão de Parques da Seagri-DF, José Lins, a escolha da região do Pad-DF foi feita com base na sua posição geográfica estratégica, em uma área cujo agronegócio é rico em produtividade e diversidade, sendo responsável pela maior parte da produção de grãos do Distrito Federal. “Essa região apresenta grande potencial irradiador de tecnologias e de empreendedorismo ligados ao agronegócio, o que pode ser ampliado com a criação de incentivos a empresas inovadoras, a fim de alavancar o desenvolvimento do mercado local e regional”, afirmou José Lins.

O diretor da Seagri-DF destacou que o Edital de Chamamento Público do Polo Agroindustrial do Pad/DF ainda se encontra aberto para recebimento de projetos de instalação no Polo. “Os interessados em terem seu empreendimento instalado no Polo do Pad-DF devem enviar suas propostas, em conformidade com as orientações do Edital”, esclareceu José Lins.

Confira aqui o Edital de Chamamento Público do Polo Agroindustrial do Pad/DF.

Para mais informações sobre o projeto do Polo Agroindustrial do Pad/DF, clique aqui.

Texto e fotos: Ascom Seagri-DF