Alevinar é referência para outros Estados e Seagri-DF inicia as tratativas com o município de Valparaíso de Goiás para expansão do Programa.
O Centro de Aquicultura da Granja Modelo do Ipê da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) é uma referência no setor de alevinos de tilápia. Um importante programa desse centro, o ‘Alevinar’ objetiva incluir os pequenos produtores locais no mercado formal, profissionalizando esses piscicultores e contribuindo para a verticalização da comercialização. Além de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva de pescados no DF, a iniciativa também contribui com o repovoamento de espécies nativas de peixes nas bacias hidrográficas do cerrado. A Seagri-DF, em conjunto com a Emater, presta todo suporte para os produtores do Alevinar. São capacitações, deslocamentos dos alevinos, apoio e assistência técnica.
Na primeira semana de outubro, a diretoria do Centro de Aquicultura recebeu o Secretário de Meio Ambiente, Tadeu Martins, e o Diretor de Agricultura Familiar, Alex da Silva, do município de Valparaíso de Goiás. Para o Secretário Tadeu Martins, a parceria entre o governo de Goiás com o Governo do Distrito Federal é fundamental para viabilizar novos projetos. “Como Secretário de Meio Ambiente, conhecer a Granja Modelo do Ipê, em especial a produção de alevinos, foi uma experiência extremamente enriquecedora a ponto de avaliarmos a possibilidade de expandir o programa para Goiás”, explicou o Secretário.
De acordo com a Diretora do Centro de Aquicultura da Granja Modelo do Ipê da Seagri (DF), Cláudia Gomes, o Alevinar é uma oportunidade para o produtor rural do DF porque contribui para que tenham, cada vez mais, ganhos com a piscicultura e também para a diversificação da atividade agropecuária local. Com isso, torna-se uma atividade de extrema relevância do ponto de vista da geração de emprego e renda”, ressaltou.