Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/09/21 às 9h18 - Atualizado em 28/09/21 às 9h18

Ação educativa da Seagri-DF envolve distribuidores e revendedores de frutas na Ceasa-DF

COMPARTILHAR

 

A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou nesta segunda (27), nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), uma ação educativa para orientar empresas que distribuem bananas ou revendem frutas sobre as principais medidas para evitar a entrada de pragas agrícolas de importância econômica. A atividade faz parte da Semana Distrital de Defesa Agropecuária, promovida de 27 de setembro a 01 de outubro pela Seagri-DF.

 

Ao todo, 14 unidades receberam orientações das equipes da Defesa Agropecuária da Seagri-DF sobre a proibição de reutilização de caixas de madeira, obrigatoriedade de apresentação dos certificados de higienização das caixas plásticas e importância da documentação fitossanitária. Na ação, foi disponibilizado também folder educativo sobre boas práticas de comercialização e combate à reutilização de caixas de madeira e papelão. “O objetivo foi orientar da importância das medidas sanitárias na proteção dos vegetais comercializados e seu impacto na economia local e nacional”, destacou Gilson Alves, gerente de Sanidade Vegetal da Seagri-DF.

 

Foi constatado que 05 empresas apresentavam falhas na documentação fitossanitária. Destas, 04 também reutilizavam caixas de madeiras e 03 não possuíam laudos de higienização de caixas plásticas. “Por se tratar uma ação meramente educativa, foi determinado a essas unidades o prazo de 90 dias para sanarem as irregularidades encontradas”, afirmou Gilson Alves. “O balanço final da ação foi bastante positivo, uma vez que a maior parte das empresas cumpriam todos os requisitos sanitários legais para evitar a entrada de doenças que podem causar grandes prejuízos econômicos aos agricultores”, concluiu o gerente de Sanidade Vegetal da Seagri-DF.

 

 

 

 

Texto e fotos: Ascom Seagri-DF