Seagri faz ações de controle e prevenção da raiva dos herbívoros.
A raiva é uma doença viral zoonótica – transmitida entre animais e humanos – que pode acometer todos os mamíferos. Trata-se de uma das enfermidades de maior importância em Saúde Pública em todo mundo, com elevado custo social e econômico.
Por isso, os órgãos de saúde, agricultura e meio ambiente atuam rotineiramente com programas de controle e prevenção desta importante doença, para evitar as mortes humanas e de animais.
Para conscientização, criou-se o Dia Mundial da Raiva, dia 28 de setembro.
Sendo assim, a SEAGRI se coloca à disposição dos produtores rurais do DF para orientar e apoiar as ações preventivas e de controle da raiva dos herbívoros.
São as principais atividades:
Os produtores rurais que criam seus rebanhos em áreas onde há ocorrência de mordeduras por morcegos vampiros, devem realizar a vacinação antirrábica de seus animais.
Cartaz Raiva dos Herbívoros. Divulgação: MAPA, BRASIL
Tem conhecimento de algum abrigo de morcego vampiro na sua propriedade ou na propriedade de vizinhos? Entre em contato para informar a SEAGRI.
Visita a caverna no DF para monitoramento de morcegos hematófagos. Foto: DISAF/SEAGRI-DF
Os produtores que observarem que seus animais estão sendo mordidos por morcegos, devem informar a SEAGRI para que essa informação seja monitorada. Em caso de necessidade de controle da população de morcegos da espécie Desmodus rotundus, o principal transmissor da raiva dos herbívoros, a SEAGRI atuará na sua região.
Cavalo com ferida por mordedura de morcego hematófago. Foto: DISAF/SEAGRI-DF
Morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. Foto: DISAF/SEAGRI-DF
Em caso de suspeita de animal no rebanho com doença neurológica, apresentando os sinais de andar cambaleante, dificuldades de locomoção, mudança de comportamento, apatia e paralisia, entre em contato com a SEAGRI imediatamente. A equipe veterinária fará as orientações sanitárias, o atendimento e a colheita de material para análises laboratoriais, se for o caso.
Atendimento a animal suspeito de raiva pela SEAGRI-DF. Foto: Parceria MAPA – DISAF/SEAGRI-DF
Contatos:
Núcleos Operacionais:
Links úteis:
NOTIFICAÇÃO ONLINE DE SUSPEITAS DE DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA SISTEMA E SISBRAVET
RAIVA Ministério da Agricultura