Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/20 às 10h26 - Atualizado em 24/08/20 às 10h26

Secretário de Agricultura realiza visita na área rural de Planaltina e Paranoá

COMPARTILHAR

Visita ao frigorífico Sabugy

 

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles, o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, e o subsecretário de Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira, realizaram uma visita nesta sexta-feira (21), à área rural de Planaltina e Paranoá. O objetivo foi visitar obras e empreendimentos importantes para o desenvolvimento do DF e a geração de emprego e renda, além de ouvir as demandas dos produtores e moradores do campo.

 

A primeira visita foi ao núcleo rural Rio Preto, em Planaltina, no Frigorífico Sabugy, que é um importante abatedouro de suínos e que têm suas atividades acompanhadas pela Diretoria de Produtos de Origem Vegetal e Animal (DIPOVA), que garante a qualidade dos alimentos comercializados pelo frigorífico.

 

Lá foram recebidos pelo proprietário, Ivo Jacó, e pelos seus filhos, que também fazem parte da administração do empreendimento. O Frigorífico Sabugy abate cerca de 100 animais diariamente e gera mais de 60 empregos diretos. “É um empreendimento que a Secretaria de Agricultura tem apoiado e nós fomos atender alguns pedidos deles. Uma das demandas que nós ouvimos foi para que o governo repense o fomento aos produtores de leite, porque o sr. Ivo já foi produtor de leite no passado e conhece as dificuldades do setor”, explicou o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes.

 

Visita a Cooperativa Agrícola do Rio Preto

 

Também no núcleo rural Rio Preto, foi realizada a visita às futuras instalações do Polo Agroindustrial, que será lançado em breve pelo Governador Ibaneis Rocha. Logo em seguida, visitaram a Cooperativa Agrícola do Rio Preto (Coarp), onde se reuniram com o presidente, Valter Baron.

 

Uma parceria entre Seagri e DER realizou a pavimentação dos locais que dão acesso à Cooperativa, que é importante para a região e possui mais de 50 cooperados e grandes produtores de grãos em seu quadro social.

 

Visita as obras de pavimentação da VC-461 no núcleo rural Jardim II

 

Por último, e não menos importante, o secretário Candido Teles, junto com sua equipe, realizou uma visita ao núcleo rural Jardim II, no Paranoá, para acompanhar a finalização das obras de pavimentação da VC-461, fruto de mais uma parceria entre a Seagri e o DER. A obra, com cerca de 1,5 km, liga o núcleo rural Jardim II a DF-285, que também está sendo pavimentada, levando mais conforto e segurança a todos que transitam naquele local.

 

Ascom Seagri DF