Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/20 às 9h59 - Atualizado em 16/05/20 às 10h02

Seagri realiza a entrega de 27 kits de irrigação

COMPARTILHAR

A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou, nesta sexta-feira (15), a entrega de kits de irrigação por gotejamento para famílias de produtores rurais do Assentamento Santarém, na região administrativa do Sol Nascente.  Foram entregues 27 kits contendo uma caixa d’agua de 5 mil litros, mil metros de mangueiras e conexões. No total, em todo o DF, serão distribuídos cerca de 400 kits de irrigação, que irão auxiliar os produtores na geração de renda.

O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, ressaltou que é papel dos gestores públicos fazer as políticas públicas e colocá-las à disposição da comunidade.  “Quando a gente melhora as estradas, coloca luz, oferece crédito, entre outros, são todas políticas públicas que, aqui dentro do DF, nós conseguimos fazer de uma forma diferenciada. Muitas coisas têm avançado na área rural do DF e queremos que todos participem dessa construção”, explicou o secretário.

O subsecretário de Políticas Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização (SPAC), João Pires, lembrou que, mesmo com essa situação de pandemia, com todas as recomendações para o distanciamento social, é muito importante a entrega desses kits, seguindo todas as recomendações de prevenção. “Não teria como a gente fugir de uma política pública, que é uma das recomendações maiores do nosso governador, que é dar condições para essas famílias produzirem. Esse é um trabalho muito interessante, pois é uma inovação tecnológica extremamente viável para todos os níveis de agricultura, essencialmente para o agricultor familiar”, afirmou.

Para o diretor-executivo da Emater-DF, Antônio Dantas, o investimento em irrigação é um dos melhores investimentos que o governo pode fazer em pequenas propriedades. Segundo ele, sem irrigação, o produtor tem uma grande dificuldade de viabilizar o empreendimento. “Esse investimento aqui é uma injeção na veia do produtor e mais uma vez reforça essa parceria entre a Emater e a Secretaria da Agricultura. Temos certeza que aqui no assentamento, a partir de agora, eles darão grandes passos à frente”, ressaltou Dantas.

Produção na época de seca

Com os kits de irrigação, as famílias beneficiadas poderão produzir durante o período de estiagem. Antes, só era possível na época da chuva, ou seja, praticamente metade do ano eles ficavam sem renda. “Os assentados daqui vivem essa expectativa de produzir na época da seca há muito tempo. A chegada dessas caixas d’agua vai possibilitar a cultura também na época da seca, que vai garantir a segurança nutricional dessas famílias, e possivelmente, a venda do excedente,” explicou Aécio Vanderlei Silveira Prado, gerente do escritório local da Emater em Ceilândia.

Carliene dos Santos Oliveira, presidente da Associação do Assentamento Santarém, também destacou a importância de poder produzir na época da seca. Segundo ela, a Associação também está se organizando para adquirir recursos para a perfuração de mais poços para a captação de água e garantir a irrigação da produção rural. “Conseguimos as outorgas junto à ADASA para perfurar os poços e começar o sistema de captação. Já estamos visualizando a produção de orgânicos, estamos vendo o melhor projeto para a comunidade alavancar a produção e essa estrutura é muito importante. Esses kits de irrigação vão nos proporcionar uma produção na época da seca, porque a gente só produzia na época da chuva”, afirmou.

Participaram da entrega, produtores rurais locais, além do administrador do Sol Nascente, José Goldim Carneiro, que ressaltou que a assistência e o apoio aos agricultores é uma das prioridades do Governador Ibaneis Rocha.

Veja também: Secretaria de Agricultura entrega kits para o fomento da agricultura familiar

Texto e foto: Luiz Carlos Cenci/Ascom Seagri-DF