Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/19 às 18h27 - Atualizado em 24/06/19 às 18h27

Representantes da República Tcheca visitam o DF

COMPARTILHAR

 

Uma comitiva da República Tcheca, da região de Boêmia do Sul, está visitando o Distrito Federal com o objetivo de realizar parcerias, intercâmbio e troca de experiências em projetos voltados à sustentabilidade, energias renováveis e produção de alimentos.

 

A comitiva, formada por professores universitários, pesquisadores, agrônomos e pessoas ligadas a órgãos governamentais, foi recepcionada no Palácio do Buriti, nesta segunda-feira (24), pelo Secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Dilson Resende, pelo Secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, e pelo vice-governador, Paco Britto.

 

O vice-governador e o secretário de Meio Ambiente assinaram um memorando de entendimento internacional que, além da troca de experiências tecnológicas voltadas à preservação do meio ambiente, o acordo “pode resultar em novas oportunidades de negócios”, segundo Sarney Filho. Na prática, o documento prevê um intercâmbio entre equipes de estudiosos e gestores do GDF e da região do sul da República Tcheca.

 

Para a embaixadora da República Tcheca, Sandra Land Linkensederová, a troca de experiências é algo que deve sobrepor fronteiras. Ela ressaltou também que a República Tcheca irá trabalhar para que seja um grande sucesso essa parceria entre os dois países. “São tecnologias para preservar e salvar o meio ambiente. É preservação para o mundo”, avaliou.

 

O secretário de Agricultura, Dilson Resende, colocou a equipe da Seagri à disposição da comitiva para esclarecimentos de questões técnicas voltadas à agropecuária local e desejou que a visita proporcione momentos de aprendizagem e troca de experiências entre Brasil e República Tcheca.

 

Durante a semana, serão realizadas visitas às propriedades rurais de produção convencional e de produção orgânica, além da Universidade de Brasília (UNB), a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), a Granja do Ipê, onde irão conhecer o projeto de piscicultura e a produção de mudas desenvolvidos no local, entre outros.

 

Texto e fotos: Ascom Seagri/DF