24/07/19 às 10h45 - Atualizado em 24/07/19 às 10h49

Associação de produtores da Ceilândia recebe maquinário da Seagri

O secretário Executivo da Seagri/DF, Luciano Mendes (segundo da direita para esquerda), entregou pessoalmente a chave do trator.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri/DF), através do Fundo de Desenvolvimento Rural na modalidade social (FDR-Social), realizou nesta terça-feira (23), a entrega de um trator de 55cv e uma grade aradora para a Associação de Moradores, Pequenos Produtores e Agricultores Familiares de Boa Esperança, na Ceilândia (DF).

A entidade possui cerca de 80 associados que, junto com suas famílias, poderão utilizar o maquinário que irá ajudar no preparo da terra e no cultivo de suas lavouras. A Associação é responsável pela conservação, manutenção e pelo seguro e poderá utilizar o trator e a grade aradora por um período de cinco anos.

“Os recursos para a aquisição desses maquinários são do FDR-Social. O Acordo de Cooperação tem validade de cinco anos e a escolha das entidades é feita via conselhos rurais de cada região. Após esse período, o equipamento é devolvido e colocado à disposição de outra entidade”, explicou o diretor de gestação de fundos FDR, Edson Rohden, que ressaltou que, se o acordo de cooperação não for cumprido, o contrato poderá ser rescindido a qualquer momento.

Para o presidente da Associação de Moradores, Pequenos Produtores e Agricultores Familiares de Boa Esperança, Rosivaldo Lopes de Oliveira, esse maquinário é muito importante para os pequenos produtores da região e irá ajudar muito as famílias beneficiadas. “A hora do aluguel de um trator desses é muito cara. Muitos produtores não têm condições de comprar seus insumos e ainda pagar a hora de um trator. Isso é ótimo para todos nós aqui”, afirmou.

Sobre o FDR

O Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (FDR) tem por missão promover o desenvolvimento rural no DF, com ações que permitam o aumento da produção e produtividade, da renda, da segurança alimentar e da permanência do homem no espaço rural.

O FDR tem dois objetivos específicos. O primeiro, na modalidade FDR-Crédito, visa financiar projetos de atividades rurais. O segundo, o FDR-Social, apoia, em caráter não reembolsável, projetos de fomento à produção agropecuária, como no caso da Associação Boa Esperança.

Texto e fotos: Ascom Seagri/DF