Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/18 às 11h04 - Atualizado em 10/09/19 às 14h33

Abandono de equinos e bovinos agora pode ser denunciado via Whatsapp

COMPARTILHAR

Os chamados para resgate de equinos e bovinos podem ser feitos à Secretaria de Agricultura do Df por meio da Gerência de Apreensão de Animais, pelo telefone (61) 3274-2338 ou via Whatsapp (61)99284-7803. O canal de comunicação funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e nos fins de semana e feriados, em escala de plantão.

 

Uma vez apreendidos, todos os animais são submetidos à avaliação física e a exames de sangue no Hospital Escola para animais de grande porte, da Universidade de Brasília (UnB), na Granja do Torto. A secretaria mantém convênio com a instituição de ensino para os atendimentos.

 

Já as denúncias sobre situações de maus-tratos devem ser repassadas ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) — pelo telefone 162 —, que aciona a unidade responsável da Secretaria da Agricultura.

 

O Ibram pode abrir procedimento para punição administrativa e até mesmo criminal contra o autor do delito.

 

Para os mutilados, a junta veterinária da UnB emite atestado de aposentadoria. Se a posse não for reivindicada pelos tutores, os cavalos são encaminhados a atividades de equoterapia para crianças com deficiência física ou com necessidades especiais.

 

Caso o equino ou o bovino esteja livre da doença, ele é encaminhado ao curral da Gerência de Apreensão de Animais, próximo à sede da secretaria, no fim da Asa Norte. O tutor tem sete dias para buscá-lo, mediante pagamento de multa de R$ 202,42.